INFORMAÇÕES

CARVAO VEGETAL

Em 1813, um conhecido químico francês engoliu intencionalmente uma colher de chá bem cheia de arsénico. Isso era mais de 150 vezes a dose para matar uma pessoa. Mas ele sobreviveu – e sem quaisquer efeitos negativos! O que é que o salvou? Ele tinha misturado uma boa quantidade de carvão com o veneno.O carvão é a substância que se forma, ao queimar madeira ou cascas de coco, na ausência de oxigénio. O que fica, depois da queima, é puro carvão negro.O carvão medicinal encontra-se no mercado como um negro e leve, que não tem cheiro nem sabor. Também se encontra na forma de comprimidos e cápsulas. O carvão é totalmente seguro – não existindo praticamente nenhum perigo potencial, mesmo se tomar uma quantidade enorme.

Como é que ele actua?

Quando uma pequena partícula de carvão é vista atraves do microscópio, parece-se com uma esponja – contendo muitos orifícios e passagens minúsculos, semelhantes a túneis. O carvão actua como um absorvente, que atrai e retém toxinas, venenos, gases e até micróbios. Depois de aprisionadas no carvão, essas substâncias perigosas tornam-se inofensivas para o corpo.O carvão existe em duas variedades – normal e activado. O carvão activado foi tratado com vapor a alta temperatura, para aumentar a capacidade de absorção do carvão. Embora este método só fosse desenvolvido no início do século XX, o carvão normal já é usado como um eficaz agente de cura há mil anos.

Quando tomado internamente, o carvão é eficaz em várias situações:

1. O carvão é o tratamento de eleição em caso de envenenamento tanto em crianças como em adultos, por ser um absorvente de alta potência. A sua máxima eficácia obtém-se quando é ingerido no espaço de 30 minutos após a ingestão do veneno ou da overdose de medicamento. Tome imediatamente 8 comprimidos/cápsulas de carvão com um pouco de água. Quinze minutos depois, repita a dosagem de carvão, e sempre que os sintomas piorarem.Se comeu no espaço de 2 horas, será necessário mais carvão, talvez até 12 comprimidos. Como regra geral, trate as crianças com metade da dose.

É óbvio que o doente deverá ser levado para um serviço de urgência, tão rapidamente quanto possível.

Uma palavra de precaução: Não dê carvão a alguém que esteja sonolento, inconsciente ou, de qualquer outra forma, incapacitado de engolir. Nesses casos, a atenção médica imediata é vital!

2. O carvão e útil em muitos casos de náuseas e vómitos, sendo estes, muitas vezes, provocados por toxinas ingeridas/comida estragada/irritantes. Tome 2 comprimidos com um pouco de água, depois de cada episódio de vómito. Se o carvão for vomitado, repita imediatamente.

3. A diarreia costuma ser causada por comida estragada/vírus/bactérias. Nestas situações, são toxinas que irritam o intestino, e assim causam a diarreia. Como o carvão absorve estas toxinas, limita muito os sintomas de diarreia. Tome 4 comprimidos de carvão com um ou dois copos de água, depois de cada defecação líquida. Os bebés e as crianças com diarreia correm um risco maior de desidratação; por isso, assegure-se de que lhes dá muitos líquidos.

O carvão também é um remédio muito eficaz quando usado externamente, extraindo venenos e outras substâncias danificadoras através dos poros da pele:

·       Infecção e inflamação da pele e das articulações.

·       Ferroadas de abelhas e de outros insectos.

·       Picadas e mordeduras de aranhas e serpentes.

 

O carvão pode ser usado como banho ou como emplastro.

-O banho de carvão é usado para tratar grandes áreas do corpo. É bastante simples: acrescente 2 chávenas de carvão em pó a uma banheira de água. O corpo inteiro pode ser imerso em água de carvão.

- O emplastro de carvão é uma compressa húmida aplicada na pele, e é útil para tratar áreas do corpo mais pequenas ou localizadas.Misture carvão em pó com um pouco de água para formar uma pasta húmida. Espalhe a pasta em metade de uma toalha de papel dobrada – ou num tecido de tear largo. Ponha o carvão sobre a parte do corpo afectada. Cubra o emplastro com plástico para evitar que seque. Segure o emplastro com uma ligadura ou com fita adesiva.Deixe-o no lugar durante várias horas ou, melhor ainda, de um dia para o outro.Prepare um novo emplastro, sempre que for necessária outra aplicação.

O carvão actua melhor quando aplicado a qualquer mordedura ou picada o mais rapidamente possível, antes de haver um inchaço pronunciado. Além disso, tome 4 comprimidos de carvão, de 2 em 2 horas, 3 vezes.

Múltiplas picadas de abelha, reacções alérgicas ao veneno de abelha, bem como mordeduras de aranhas venenosas e de serpentes são todas emergências médicas que precisam de atenção imediata!

O carvão já salvou muitas vidas, especialmente em casos em que a ajuda médica não estava disponível. Vezes sem conta, o carvão tem provado ser um remédio do mais alto valor. Tenha sempre uma embalagem de carvão no seu armário de primeiros socorros, para estar sempre à mão. Conserva-se durante muito tempo se tiver bem fechado.

Thrash, Agatha e Thrash, Calvin, O Carvão ao RX, Publicações de Saúde Familiar LLC, Sunfield, Michigan, 1988.

Marianne Ferreira

Médica